2

Especial #1:Terror nos Animes e Mangás. Parte 01: Origens.

Postado por Killraven!


Yo pessoal, trazendo uma matéria especial para vocês, vai ser sobre os animes e mangas de terror, como um fã do gênero eu vou tentar mostrar um pouco desde lado sombrio da cultura otaku (putz, claro nós somos os Sombras, quer mais sombrio que isso?). Eu ia trazer ela completa de uma vez mas acabei ficando com preguiça (se peguiças matasse...) e dividi ela em duas partes, essa primeira parte é uma breve introdução sobre as origens do horror japonês, vale lembrar que isso é de longe tudo sobre sobre a historia do terror japonês que é muito extensa e repleta de coisas fascinantes (quem sabe algum dia eu não trago algo mais completo). Mas vamos a matéria e qualquer besteira que eu falar me desculpem ae e se vocês sentirem um frio na espinha cuidado!! Pode ser o espirito daquele seu gato/cachorro que morreu, ou então aquele filme que você assistiu à sete dias atrás... Aaushuasahus.

A visão ocidental do terror é bem diferente da visão oriental, principalmente a japonesa em particular, os japoneses lidam com o sobrenatural e o medo de uma forma diferente, já que sua cultura e religião é fundada em crenças diferentes da ocidental, esta predominantemente católica, onde os conceitos do bem e do mal são claramente apontados, o Xintoísmo e o Budismo (religiões dominantes no Japão) abordam de maneira diferente os mitos, fantasmas e deuses. A religião possui uma grande relação com o terror, a influencia que a religião exerce sobre as pessoas antigamente (ou até hoje em alguns lugares) era para incitar o medo a fim de evitar o desrespeito aos preceitos impostos pela crença. O japonês convive diariamente com a superstição e a crença no sobrenatural, mesmo num país altamente tecnológico e organizado como o Japão.

A vida após a morte para essas duas crenças (Xintoísmo e Budismo) não é algo indefinido ou envolto em incertezas, no próprio Budismo encontramos os altares domésticos dedicados aos espíritos dos ancestrais mortos(tem um muitos animes, aquele altar com incenso) conhecido como Butsudan. Já no Xintoísmo os espíritos estão praticamente em qualquer, possuindo desde objetos, pessoas ou animais.

Mas as historias de terror na literatura japonesas são muito mais antigas que os mangas desse genero, sendo considerado o marco do inicio das historias de horror japonesas, os contos de Ugetsu Monogatari, ou Contos do Luar e da Chuva (historias bem legais, procurem alguma na Internet, ou depois eu trago alguma aqui pro blog) que seriam os contos tradicionais folclóricos do Japão contados de uma maneira macabra. Tais historias e horror tiveram um crescimento na sua popularidade no século XIX, tendo até representações visuais (ukiyo-e) através da Policromia (não sabe o que é? procure no Google, ashaushauhsuahs) ou conhecido como no Japão como Nishiki-e, onde imagens de demônios e espíritos eram impressas. Assim surgindo uma serie de outras historias de terror, uma das mais famosas é a Hyaku Monogatari (Cem Historias) que retratou imagens de varias criaturas, monstros, demônios e fantasmas, sendo uma das bases para os mangas de horror que surgiriam....

Fonte: Wikipédia, revista NeoTokyo n#11 (eu achei ela jogada por aqui e achei legal uma materia sobre terror) e a minha mente perturbada. Ashusuahsusa.

Bem minna-san por hoje é só é essa parte, depois eu trago a segunda parte e essa eu prometo vai ser beiimm maior, e comentem senão eu vou rogar uma maldição em vocês!!!
P.S: Kramba a Su-chan postar aquilo sobre um anime de espiritos ficou legal, menos um anime para eu falar. ^^ Putz, será apenas uma coincidencia??? Tenham medo..... Aasuhashashuas


T+
(Vira de costas e acena)

2 Responses so far.

  1. Dbatta says:

    Congelei de medo ......

  2. isa hitsugaya :3 says:

    dalicença que anime era aquele dessa garota por favor publique na minha linha do tempo
    https://www.facebook.com/isadora.goncalves.33