1

Especial #1: Terror nos Animes e Mangás. Parte 2.1 : Mangás de Horror e algumas bizarrices.

Postado por Killraven!
Yo pessoal, estamos por aqui denovo, estou trazendo a segunda parte do especial, eu resolvi dividir em três partes ao invés de duas (putz preguiça, ta foda ashauhsuhuas). Bem mas vamos ao que interessa.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os "quadrinhos" japoneses cresciam cada vez mais no Japão, houve um "boom" das famosas locadoras de mangas (depois eu conto sobre isso em outro post) entretanto os mangás ainda eram voltados para o publico infantil em geral, o que popularizou rapidamente os mangas. Pórem quando os adultos se voltaram para esse mercado emergente, resultando no surgimento de um novo público alvo, começaram a se produzir "quadrinhos" que abordavam temas mais sombrios, os chamados Kurai (influenciados pelo film noir e pelo neo-realismo italiano, estes influenciados também pelo literatura de horror japonesa. Vide post anterior). Com a decadência das locadoras e a revolução dos mangas surgiu o género dos mangas de terror, que abordavam temas adultos como violência, assassinatos e outros). Durante o período que se sucedeu a derrocata dos japoneses na Segunda Guerra, os americanos, que governaram o país na época, reprimiram o terror japonês, pois este continha raízes nacionais japonesas, os americanos assim acabaram influenciando os filmes da época, então produzidos como genericos dos filmes ocidentais do género. Os mangas foram deixados de lado pelos americanos o que aprimorou o género, porem recebendo também influencias estéticas ocidentais, um dos grande autores dessa época das locadoras foi Shigeru Mizuki.

Shigeru Mizuki, muito além do bizarro...

Shigeru Mizuki foi um veterano da Segunda Guerra, lutando no exército japonês no front da Nova Guiné. Perdeu um dos braços em combate (ele perdeu o braço esquerdo em uma batalha desnecessária ordenada por um comandante imbecil, evento que o próprio Mizuki quadrinhizaria em "Operação: Morte"; teve que desertar e, depois que pôde sair da toca, precisou reaprender a desenhar com o braço direito – porque era canhoto) mas fez amigos no local e chegou a considerar a ideia de permanecer no país de vez.

No fim, ele retornou ao Japão, pórem, com uma grande carga de traumas psicológicos e atormentado por pesadelos. Os Ukiyo-e (vide post anterior) o influenciou a criar uma serie de quadrinhos do genero de terror, ao exteriorizar seus demónios interiores com o mangá. Aproveitando a liberdade que os kurai criaram, ele criou historias como "Yurei Ikka" e "Kappa no Sanpei" mas sua obra mais famosa ainda estaria para surgir....Mizuki vivia na pobreza, na epoca das locadoras de mangas, pois o mercado era extremamente escravista, onde se produzia em excesso com prazos curtíssimos e ainda se recebia muito pouco (viram mangakas modernos? E vocês ainda reclamam dos tempos de hoje?).

Com o fim das locadoras e o aumento do poder de consumo dos japoneses, Muzuki foi despedido pelas locadoras, mas com o sucesso de suas obras, ele logo foi contratado por uma editora, assim ele começou a produzir mangas para garotos, surgindo assim sua obra mais famosa: "Ge-ge-ge no Kitaro" (putz parece coisa de gago, mas não se enganem é foda!!)Kitaro de Ge-ge-ge no Kitaro (qualquer semelhança com o Manta de Shaman King é mera coincidencia ou não...)

Mizuki enriqueceu rapidamente com o sucesso do manga, ele usava como base o folclore japonês e suas historia macabras, alguns dizem que Mizuki devido aos seus traumas da 2ª Guerra, ele realmente acreditava em suas criações. Em sua casa (que era uma casa-labirinto muito insana, onde ele construía e destruía quartos ao seu bel prazer) ele possuia varias imagens de Youkais e outras criaturas. Há historias que editores entravam em sua casa para buscar suas obras e se perdiam nela e e ao encontrar uma porta se viam presos em um armário, crianças que entravam na casa sempre saiam chorando e por ultimo Mizuki possuia um quarto secreto que só ele conseguia encontrar, nem sua mulher ou filhos o encontravam o quarto e ele frequentemente ficava sozinho por lá....

Sua obra Ge-ge-ge não era necessariamente uma historia de puro terror, ela possuia um misto de humor negro e horror juvenil e foi inspiração para muitas obras posteriormente (como Inuyasha e Shaman King) suas obras eram boas historias de horror, que na época eram chamadas de kaiki (misterioso, grotesco, anormal), o kaiki serviu para o nascimento do verdadeiro horror (kyofu) e um dos mestres desse genero sem duvida foi Kazuo Umezu....
Bem pessoal fim da parte 2.1, de madruga talvez (eu disse talvez) eu trago a parte 2.2, e lembrando que ainda tem a parte 3, putz eu sou muito preguiçoso!! E não deixem de comentar!!

P.S Confiram também os outros posts, quero ver os Sombras participando do blog ativamente.
Fonte: Wikipedia (OHH Grande Wiki me dê sua sabedoria), NeoTokyo #11 (eu recomendo essa revista para todos os otakus) e a minha mente perturbada (mas não tanto quanto a de Mizuki Aasuhausuauhs)
Comentem senão...
... Aashuauhsuhasuhuhs Brinks
T+
(Vira de costas e acena)

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Como é o nome do anime da segunda foto deste post?