Yo Minna san,
Hoje vamos postar algumas novidades e noticias no mundo do Anime e Mangá..
Fate zero começa em Outubro
A compositora Yuki Kajiura (Puella Magi Madoka Magica) confirmou via twitter que irá compor as musicas para o Anime Fate Zero que sairá no próximo Mês de outubro de 2011, o anime ira adaptar a historia criada por Gen Urobuchi baseada na novel da Type-Moon Fate/stay night a historia passa-se uma decada antes da serie Fate/stay night e irá revelar os acontecimentos durante a 4ª guerra sagrada pelo santo graal, que envolve os personagens principais e os seus espíritos.
Site Oficial: http://www.fate-zero.jp/
Black Rock Shooter ganha novo mangá na revista young ace em junho
A revista Kadokawa Shoten Young Ace anunciou na passada segunda-feira que o mangaka Sanami Suzuki (Net Ghost PiPoPa) vai lançar uma adaptação do mangá de Black Rock Shooter criado por Huke osaka. o lançamento será feito no próximo dia 4 de junho de 2011. a young ace revela q esse novo manga tera o nome de Black Rock Shooter ~Innocent Soul e será um black rock shooter como nunca antes visto.
A historia de uma menina num lugar chamado Hazama um mundo entre o cêu e a terra onde as "almas impuras" - aqueles que não conseguem ascender aos cêus são atraidos para este lugar onde existe uma guerra constante.
Gostei muito do OVA e espero que não demore para chegar por aqui.
A Garota-Príncipe e sua importância para o Shoujo Mangá

Dia desses a Erica Friedman, do site Okazu (*e do Yuricon*), postou o link para um texto sobre uma das figuras mais recorrentes nos shoujo mangá “the girl-prince”, ou a garota que assume a posição de príncipe em uma história. Garanto que vocês já devem estar lembrando de pelo menos três personagens: Safire, Oscar e Utena. E ela escreve muita coisa legal e faz a analogia entre essas personagens tipo e o teatro Takarazuka com seus Otokoyaku. Pois bem, como a Erica fez o texto para o site The Hooded Utilitarian, ela não podia dar autorização para que eu traduzisse e eu não quis escrever para o site pedindo permissão. O texto inteiro é excelente e merece ser lido. Eu destaquei quatro parágrafos para que vocês possam ter idéia da qualidade do texto. Quem quiser ler completo, em inglês, é só clicar no link. Segue os trechinhos que escolhi:
A garota príncipe pode ser rastreada pelo menos até o Torikaeabaya, um conto da Era Heian sobre um irmão e uma irmã que são naturalmente mais alinhados com os papéis definidos para o gênero oposto. Eles trocam de lugar na corte Heian e o drama se desenrola. A princesa da história se sai espetacularmente bem como um príncipe até que ela se apaixona e é desmascarada por uma gravidez, um tema que ecoa em muitos contos ocidentais sobre mulheres cross-dressers. [Nota da tradutora: Vide a Papisa Joana.]É isso, não seria correto traduzir mais. A própria Erica me disse que teve aborrecimentos com sites brasileiros que traduziram e utilizaram textos seus sem autorização. E eu sei bem como é. Há quem roube textos desse meu blog sem nenhum pudor, imagina de alguém do estrangeiro? Mas, enfim, eu achei o texto magnífico, muito bem feito, com idéias que eu já tinah tido e outras que eu nem tinha pensado. E, mais do que isso, com uma elegância que eu jamais consegui alcançar. Imperdível. [O fanart que ilustra o post veio daqui.]
[…] Em 1954, o Deus do Mangá, Osamu Tezuka combinou o Otokoyaku do Takarazuka com a hiper-feminina Branca de Neve da Disney e criou o protótipo para todas as garotas-príncipe que viriam depois – Safire de A Princesa e o Cavaleiro/Ribon no Kishi [...] Safire era uma garotoa, ma sfoi forçada por razões políticas a viver como um garoto. Como o Otokoyaku do Takarazuka, ela é o objeto do desejo de outras mulheres, mas essencialmente feminina. Apesar de se apaixonar por um homem, ela nunca perde as suas virtudes heróicas. Safire estabeleceu um padrão muito alto para todas as garotas-príncipe que seguiram em suas pegadas.
[…] Em 1973, Ryoko Ikeda (Se Tezuka é o Deus do mangá, eu estou inclinada a pensar que Ikeda é a Deusa,) aceitou o desafio lançado por Tezuka com Ribon no Kishi e produziu sua obra-prima, a Rosa de Versalhes. (Curiosamente, a Rosa de Versalhes é uma das produções favoritas do Takarazuka, com incontáveis repetições ao longo dos anos desde que Lady Oscar fez sua estréia na revista Margaret. Ribon no Kishi foi transformado em um musical, mas ninca pelo Takarazuka, cujo quartel-general fica na cidade onde Tezuka cresceu.) Lady Oscar, assim como Safire, era uma garota criada como um garoto e a história se passava durante os anos anteriores à Revolução Francesa – que era uma época tão fantástica quanto o mundo de pura fantasia no qual Safire vivia. Da mesma forma que Safire, Oscar era atraente para outras mulheres, mas seu coração tinha sido conquistado por seu amigo mais íntimo, André. A história chega ao fim com um final apropriadamente épico durante a Queda da Bastilha. Oscar mudou a história da garota-príncipe completamente. Ela não deseja ser feminina, ela está completamente imersa na sua vida Otokoyaku, e não a rejeita, mesmo quando o amor se torna um problema. As dificuldades de Oscar em aceitar André são inteiramente baseadas nas suas diferenças de classe e, muito mais complicado para a honrada Oscar – está o fato de ser sua superior na vida militar. Papéis de gênero ou sexualidade não são a questão aqui. Oscar impregnou muitas das garotas-príncipe depois dela com um forte senso de dever e honra.
[...] Pouco antes da virada do século, a garota-príncipe renasceu com Shoujo Kakumei Utena [...] Tenjou Utena seguiu suas antecessoras turvando as fronteiras de gênero, adotando roupas de garoto para criar seu próprio e inequívoco look. Em Utena, o conceito de masculinidade fica em segundo plano em relação ao conceito que é o “ser um príncipe”. Como Safire, Utena salva princesas... e príncipes... e redefine a si mesma e para a audiência o que significa “ser um príncipe”. Porque cada um, o anime, o mangá, o filme e o mangá do filme, conta uma versão ligeiramente diferente da história, os criadores, Chiho Saito e Ikuhara Kunihiko tem a liberdade de brincar de “e se?” com Utena. O que acontece se ela ama o Príncipe? E se ela o rejeita? E se ela ama e resgata a Princesa? E se o próprio mundo a rejeita? Cada final brinca com idéias estabelecidas pelas garotas-príncipe antes dela e , como qualquer um que tenha visto a série de TV pode atestar, há o reconhecimento evidente das raízes literárias nas persoangens e na cenografia. Ryouko Ikeda e Nobuko Yoshiya estão presentes como anjos da guarda nessa narrativa.
Animes Yuri favoritos dos japoneses

O material yuri é aquele que apresenta e/ou sugere relacionamentos "mais ousados" entre as suas personagens. Pode ser somente uma amizade extremada (*que faça a audiência imaginar que se trata de amor romântico*), um intenso akogare (*aquela admiração exagerada que parece tão estranha aos olhos ocidentais*), ou mesmo amor. Enfim, o site Anime Fun fez a pesquisa com 1156 pessoas e no top 10 temos dois shoujo (*se eu forçar a barra com Puella Magi Madoka Magica, são três*). É ótimo ver como Utena continua popular apesar do tempo. ^_^ A lista tem 45 títulos ao todo, acredito que era uma lista pré-determinada e as pessoas votavam, mas vou ficar somente com os dez primeiros. Segue a lista:
1. Puella Magi Madoka Magica
2. Kannazuki no Miko
3. Mai-Hime
4. Maria-sama ga Miteru
5. Mai-Otome
6. Strike Witches
7. Strike Witches 2
8. Shoujo Kakumei Utena
9. Maria Holic
10. K-ON!
Falando nisso, há uma votação aberta para melhor mahou shoujo, o link é este aqui, na frente Sailor Moon e em terceiro lugar Sakura. Eu não sei como faz para votar.
1. Puella Magi Madoka Magica
2. Kannazuki no Miko
3. Mai-Hime
4. Maria-sama ga Miteru
5. Mai-Otome
6. Strike Witches
7. Strike Witches 2
8. Shoujo Kakumei Utena
9. Maria Holic
10. K-ON!
Falando nisso, há uma votação aberta para melhor mahou shoujo, o link é este aqui, na frente Sailor Moon e em terceiro lugar Sakura. Eu não sei como faz para votar.
Universidade Japonesa oferece primeiro doutorado em mangá

A Universidade Kyoto Seika foi a primeira a criar uma graduação em mangá no ano de 2006, isto é, um curso focando nos estudos sobre mangá e não somente em desenho de mangá. A universidade já oferecia cursos e disciplinas focando em estudos acadêmicos sobre mangá e animação por 40 anos. A novidade foi transformar em curso universitário. Na última terça-feira, segundo o ANN, eles anunciaram que em abril de 2012 estarão abrindo seu primeiro curso de doutorado na área. Como já tinham aberto o curso de mestrado com turmas de vinte alunos em 2009 (*essa notícia não lembro de ter colocado aqui*), nada mais natural do que criar o doutorado na área. O corpo de professores da universidade inclui vários especialistas, os mais conhecidos fora do Japão são Matt Thorn e Takemiya Keiko. O curso de três anos tem como objetivo atender às demandas frutos da internacionalização da cultura do mangá e formar pesquisadores, professores e artistas. O site do programa é este aqui. A seleção começa em fevereiro e serão admitidos entre 4 e 12 alunos e alunas nessa perimeira turma. Realmente, essa é uma notícia que muito me agrada. Pena que eu não possa nem sonhar em fazer um curso como esse. Mas, quem sabe, no futuro, algum leitor ou leitora deste blog tenha a oportunidade. ^__^
Segundo o ANN, a dubladora de Utena, protagonista de Shoujo Kakumei Utena, Tomoko Kawakami faleceu ontem aos 41 anos. A causa da morte, ao que parece, foi câncer no ovário. A dubladora dublou várias persoangens de Pokemon, Bleach, Hikaru no Go, Fushigi Yuugi, Battle Athletes, dentre outros. É uma pena.
Fonte: http://animebull.blogspot.com e http://shoujo-cafe.blogspot.com/
Ja ne mina san
DBatta
Sombras Gang - Tenente
Semper Fi Carry on
Lost in lies yet again the passion still remains, it glows through the aeons only to end in misery...and in tears.
Sombras 01 ano de Amizade e Poder Otaku e Otome.
Site ensina a fazer comidas de anime
Já assistiu algum anime (*ou leu um mangá*) se sentiu vontade de comer a comidinha que aparece lá? Eu, já... ^__^ Mas o site Bistrô Animeshi – da companhia Clark Project – oferece receitas de animes famosos e o como fazer. Muito legal, com várias fotos, mas as explicações, claro, estão em japonês. O ANN, postou a notícia e descreveu algumas das comidas do site, como arenque e torta de abóbora de Kiki's Delivery Service (Majo no Takkyūbin – 魔女の宅急便), ou Lamen com presunto de Ponyo (Gake no Ue no Ponyo – 崖の上のポニョ). Eu só citei Ghibli, mas tem mais coisa, tá? As fotos do site são muito legais. Vale a visita.
Morre a dubladora de Utena
Segundo o ANN, a dubladora de Utena, protagonista de Shoujo Kakumei Utena, Tomoko Kawakami faleceu ontem aos 41 anos. A causa da morte, ao que parece, foi câncer no ovário. A dubladora dublou várias persoangens de Pokemon, Bleach, Hikaru no Go, Fushigi Yuugi, Battle Athletes, dentre outros. É uma pena.
Fonte: http://animebull.blogspot.com e http://shoujo-cafe.blogspot.com/
Ja ne mina san
DBatta
Sombras Gang - Tenente
Semper Fi Carry on
Lost in lies yet again the passion still remains, it glows through the aeons only to end in misery...and in tears.
Sombras 01 ano de Amizade e Poder Otaku e Otome.
Postar um comentário