3

Assunto Serio...

Boa noite galera bem como de costume sempre trago algo animado ou divertido, mais exclusivamente hoje venho falar de um assunto muito serio, nossas emissoras de tv hoje vem difamando e distorcendo noticias sobre nos jogadores "gamers & Cia" colocando a culpa da violencia em nos , bem trago a vos a verdade por tras disso espero que gostem e passem pra frente, vamos nos unir e nao deixar que esses burgueses alieniem a gente.
Trago uma noticia verdadeira para vcs hoje vejam...



" Televisão VS Internet & Games (por jepe87, fonte Ahduvido, data 28 Mai 13:40)

imagem


Tempo atrás, em 2007, a universidade aonde estudo contratou um grande educador desse país para dar uma palestra. Lembro que durante a palestra houve uma sessão de perguntas da plateia e um universitário perguntou quando a mentalidade do povo brasileiro iria mudar. O palestrante respondeu a questão e em seguida enfatizou: “As paixões vazias de um povo diminui com o aumento do nível cultural”. Em outras palavras, tudo que motiva a população de um país mas não traz retorno algum a sociedade tende a sumir com o seu crescimento intelectual, como o futebol, o carnaval, as novelas, entre outros. Não era a primeira vez que escutava essa afirmação. Já havia lido em algumas revistas e livros que quanto maior o patamar cultural de uma civilização, menor será o efeito do “pão e circo” sobre ela. Isso não significa que as pessoas deixaram de gostar de esportes, novelas ou carnaval, extinguindo-os do nosso cenário social por completo. Significa que eles não terão tanta importância ou influencia sobre nossa nação, serão colocados sempre para segundo, terceiro, quarto plano….

Quatro anos depois, aqui estamos nós em 2011. De 2007 para cá, a Educação no Brasil cresceu muito, embora não esteja ainda numa condição ideal, ela está evoluindo consideravelmente a cada ano. Assumindo esse aspecto , poderíamos dizer então que houve uma diminuição no interesse no quadro das práticas de “pão e circo”?

Se você fosse tomar as redes sociais como parâmetro para responder essa pergunta, sua resposta provavelmente seria NÃO. Basta acessar o Twitter para encontrar nomes de jogadores de futebol no Trending Topics. No Orkut, a rede social mais acessada (e em decadência) no Brasil, mostra no rank das comunidades de futebol como aquelas com mais membros e participação. Nos portais da internet, uma das sessões mais clicadas é o resumo das novelas. Todos esses fatores reunidos levaria qualquer um a crer que um efeito inverso ocorre no Brasil, ou seja, quanto maior o nível cultural, maior a influência de paixões vazias.

No entanto, com uma investigação maior, encontramos um “x” nessa equação que não se encaixa. Se estiverem todos assistindo jogos de futebol, novelas e todas as outras praticas de massificação, por que a audiência desses meios de entretenimento são a mais baixa desde do advento da televisão? É exatamente nesse ponto que começa o nosso duelo descrito no título.

Os institutos de pesquisas descobriram que as pessoas dão importância para esses elementos, contudo, poucas colocam como prioridade. O telespectador fiel de antigamente não existe mais. Segundo o IBOPE, os dois principais culpados são: Internet e Vídeo Games. Para vocês terem noção da proporção que esse conjunto alcançou, desde do dia 10 de janeiro desse ano, o segundo lugar na audiência do horário nobre não é atribuído a Rede Record como muitos pensam. O Segundão pertence a Internet e aos Video Games. As pessoas passaram a desligar a Tv e começaram a acompanhar os acontecimentos pela internet. Por exemplo, no inicio dos anos 90, quando a Internet era um artigo de luxo e vídeo games estavam ainda em processo de estabelecimento no mercado, Rede Globo e SBT tinham uma audiência tão incrível que a média do horário nobre era o que hoje somente os picos de audiência mais espetaculares conseguem alcançar. O capítulo da novela e o jogo de futebol era sagrado, era uma prioridade. Atualmente, a maioria das pessoas que acompanham as novelas ou assistem os jogos de futebol, que sempre foram os carros-chefes das emissoras, não colocam isso como preferencia primaria. Se for possível assistir, eles assistem, senão olham o resumo na internet no outro dia. Além do que, a falta de inovação da TV Aberta Brasileira está no seu ápice, já a Internet e os vídeo games não sofrem desse mal, tornando-os muito mais atrativos.

É essa disputa desleal que ocorre entre meia-dúzia de cabeças pensantes da Televisão contra milhões de mentes que criam a Internet e a genialidade dos autores da indústria dos games, que os executivos das emissoras já perceberam que não há como ganhar sem “trapacear”. De forma análoga, seria como uma corrida que ainda não está no fim mas já podemos apontar vencedores e a TV com certeza não está no pódio. Esse avanço desenfreado incomoda tanto as emissoras de TV que algumas táticas para frear o crescimento da internet já são comuns na telinha. Resolvi listar as cinco principais:

Reportagens e especiais nos telejornais, acusando a internet e os vídeo games com intuito de desmoralizar esses meios de entretenimento e comunicação.
Copiando tudo que faz sucesso na Internet (principalmente nos Blogs de maiores destaques), sem creditar.
Trazendo webcelebridades para televisão, como aconteceu com o Felipe Neto que foi para Globo, comentar futebol. (Abrindo um gancho, vejo muitas pessoas perguntando sobre isso “o que o felipe neto foi fazer na Globo num programa de esportes?”. Acho que a resposta pode ser o fato da audiência do paulistão ser a pior de todos os tempos. Precisam de uma pessoa que influencie as demais a voltarem a assistir futebol. O que será da Globo sem futebol ou novela? No que eles irão apostar? No Faustão? Na Zorra Total? É risível).
Enfatizar que nada na Internet é confiável.
Lançar notícias falsas dizendo que tal programa foi um espetáculo de audiência enquanto os institutos apontam o contrário.
Grandes futurólogos (estudiosos que analisam tendências) dizem que em menos de 10 anos a Internet irá substituir a Televisão, algo semelhante o que aconteceu com a Televisão e o rádio. Essa mudança causa dor de cabeça em muita gente que deseja que tudo continue como está. É uma inversão benéfica para a população porque com a Internet no topo ninguém estará escolhendo o que você deve assistir. Na internet quem manda é você. Você decide o que quer ver, ao contrário do que acontece na Televisão, onde te enfiam goela abaixo qualquer porcaria.

Perguntamos ao leitor: Você acha que essa mudança trará progresso ao povo brasileiro? Se você tivesse que escolher apenas um, quem você escolheria: Internet/Games ou Televisão? "

3 Responses so far.

  1. Dbatta says:

    Caro Zura, infelizmente também o jornalista foi imparcial e injusto ao ser "tendencioso". Esse artigo perde a oportunidade de realmente "fazer a diferença".
    Mas vamos aos fatos relevantes. Sobre uma certa visão esse quadro pintado é viável e até plausivel, mas infelizmente as fontes de informação não são citadas e fica difícil avaliar sua legitimidade ou e veracidade, ou seja, disser que alguem disse é usar do mesmo artifício usado pelo autor do artigo em citar nome de pessoas e empresas... e em pesquisa na net, não encontrar em lugar nenhum essas citações...
    Também tenho minha opinião baseada em experiência própria e em estudos de sociologia e psicologia que o Homem (como raça então quando digo homem refiro-me aos dois sexos) é um produto do meio, isto é, ambientes calmos, tranquilos ou bucolicos JAMAIS vão produzir SOLDADOS CRUEIS SENDENTOS DE SANGUE, da mesma maneira que num campo de refugiados na palestina jamais vai produzir um grande pensador ou poeta lírico clássico.
    O quero dizer é que SIM os games assim como a TV mexem SOMENTE com a cabeça de pessoas DESPREPARADAS, e quando digo despreparadas não me refiro ao grau de instrução, pois algumas das melhores pessoas que conheci em toda a minha vida, eram e são em sua maioria absoluta analfabetas ou semi alfabetizadas, que foram "criadas" para serem pessoas reais... e não fakes...
    Crer que a educação formal (aqui no Brasil) resolve algum problema é no mínimo ser inocente.
    Com relação a citação "FUTUROLOGO é um estudioso..." além de provar a ignorância e despreparo do autor, também dá credito ou faz apologia a esse tipo de pessoa, que alias é citada no codigo penal Brasileiro como "falcidade ideologica, aproveitador ou estelionatario", vulgo 171
    http://www.dji.com.br/codigos/1940_dl_002848_cp/cp171a179.htm

    Desculpe a franqueza Zura, mas quando li a parte do 171, tive que responder. Espero não ter te ofendido.

  2. Dbatta says:

    Depois que postei o comentário veio outra coisa em minha cabeça.
    Se fosse no Japão esse mesmo "jornalista" teria dito o mesmo de quem lê Mangá, Anime ou faz cosplay. Para mim esse tipo de contudo é normal.. ma spara a "maioria" dos Japoneses ... não é....
    Pensem um pouco... a maioria está sempre certa....então prefiro continuar a ser um rebelde diferente (minoria)do que fazer parte deste tipo de corrente de pensamento...
    VIVA a anarquia

  3. Homer says:

    Nota-se que o amigo DBAtta nada mais é do que uma pessoa que acha "que deve ser contra todos", em outras palavras, alternativa. Então, independente da idéia apresentada no post, se ela fosse a favor da maioria, ele seria contra. É essa típica idiotice brasileira que faz com que o país continue na merda que se encontra. Quando alguém toma uma atitude para ir contra um sistema, aparece sempre idiotas que acham que são muito bons para pensar como a maioria e acham as mais babacas explicações para "ser do contra". Por que o jornalista autor da matéria deveria ser imparcial? Apenas um iniciante não nota que isso é jornalismo opinativo, logo, um lado é adotado. E eu, sinceramente, concordo com tudo o que ele disse, inclusive na parte da Educação. Sobre a palavra "estudioso" acho que você deveria procurar no dicionário o significado, já que futurologos estudam mesmo as tendências. Seus argumentos DBatta são tão falhos quanto as falhas que você aponta no texto.